Historial

Ainda que tenha sido na década de 1930, não existem registos precisos relativos à data de abertura da Farmácia Xavier da Cunha. Sabe-se contudo que na década de 1920 o médico e farmacêutico de 1ª Classe Xavier da Cunha, que padecia de um problema de saúde, responde a uma oferta de emprego divulgada em jornal popular da época. As proximidades da Serra D`Ossa, com relação direta com as melhorias do seu estado de saúde, bem como as caraterísticas da região terão sido as razões que seduziram Xavier da Cunha a fixar-se posteriormente em Redondo. Anos mais tarde e por sua iniciativa viria a fundar a Farmácia.

Segundo relatos daqueles que consigo privaram, destaca-se a sua capacidade altruísta e a forma dedicada como desempenhara os seus préstimos aos habitantes da região. Detentor de uma sólida formação e, face ao seu brio profissional, entusiasmo e permanente disponibilidade para bem servir granjeou o respeito e consideração dos populares. Revelaria ainda exemplar dedicação no desenvolvimento de fórmulas matriciais que contribuíram para a cura de muitos notáveis e que foram altamente reconhecidas, como forma de agradecimento, em jornais da época.

A Farmácia Xavier da Cunha continua uma tradição familiar no ramo farmacêutico desde 1880 (ano da conclusão do curso do Dr. Xavier da Cunha) encontrando-se atualmente na posse da quarta geração.

As infraestruturas mantiveram a sua formação inicial, sem qualquer alteração, até 2012, ano em que assistiu a uma reforma, defendida como fundamental para se adaptar às necessidades dos nossos utentes. A beleza peculiar daquela farmácia ficou registada em suporte digital sendo possível verificar algumas delas na nossa página do Facebook.

Posteriormente, em 2014 a Farmácia sofreria novas intervenções de grande envergadura ampliando-a e permitindo novas valências para melhor beneficiar a população.

As infraestruturas são testemunho de muitas histórias que queremos reforçar num esforço claro de satisfazer os nossos utentes!