Deixe de Fumar

Porque devo deixar de fumar?

Por uma questão de saúde. Parar de fumar diminui o risco de morte prematura. Os ex-fumadores vivem em média mais anos do que os fumadores e reduzem o risco de virem a sofrer de uma doença cardiovascular, de cancro ou de doenças respiratórias graves e incapacitantes.
Vale a pena parar de fumar em qualquer idade. Os benefícios são tanto maiores, quanto mais cedo se parar de fumar.

Quais são os benefícios de deixar de fumar?

– Após oito horas, os níveis de monóxido de carbono no organismo baixam e os de oxigénio aumentam;
– Passadas 72 horas, a capacidade pulmonar aumenta e a respiração torna-se mais fácil;
– Com cinco anos de abstinência do tabaco, o risco de cancro da boca e do esófago é reduzido para metade;
– Ao final de dez anos, o risco de cancro do pulmão é já metade do verificado em fumadores, e o de outros cancros diminui consideravelmente.
– Após 15 anos de abstinência, o risco de doença cardiovascular é igual ao de um não fumador do mesmo sexo e idade.
– A aparência renovada, o hálito mais fresco, o travar do envelhecimento precoce e a poupança económica são factores adicionais que podem motivar a sua decisão.

Como devo proceder?

Deixar de fumar pode ser difícil. Tratando-se de um hábito com dependência física e psíquica, os sintomas de privação do tabaco nem sempre se conseguem ultrapassar sem ajuda. Planeie a sua decisão calmamente e, se necessário, recorra a apoio médico. Envolva família, amigos e colegas de trabalho no processo.

Onde posso encontrar ajuda?

Fale com o seu Farmacêutico ou com o seu médico de família. Eles poderão indicar-lhe medicamentos de venda livre, cuja utilização duplica o grau de sucesso de parar de fumar (pastilhas, gomas ou sistemas transdérmicos).

10 Conselhos úteis

Querer deixar de fumar e decidir fazê-lo são os passos mais importantes. Mas passar à prática exige esforço e auto-disciplina. Algumas rotinas poderão facilitar a tarefa:

1. Fixe um dia para deixar de fumar. O estabelecimento de uma data ajuda a criar um sentimento de compromisso.
2. Anuncie aos outros a sua decisão. Envolver os que lhe são mais próximos garante-lhe apoio e solidariedade.
3. Identifique os seus hábitos tabágicos. Saber em que circunstâncias fuma habitualmente permite-lhe criar estratégias para contorná-las.
4. Elabore uma lista de motivos para deixar de fumar e releia-a sempre que pensar em desistir.
5. Aprenda a reagir à vontade de fumar. Os momentos em que sente grande desejo de voltar a fumar duram apenas alguns minutos.
6. Faça uma alimentação saudável. Se a sua preocupação é o ganho de peso associado ao abandono do tabaco, procure substituir as gorduras, o açúcar e os alimentos ricos em sal por saladas, frutas e legumes.
7. Tente evitar a proximidade de fumadores, bem como os cigarros e todos os objectos relacionados com o hábito de fumar.
8. Pratique actividade física. Não só contribui para uma boa forma física, como ajuda a combater a ansiedade e as alterações de humor próprias dos ex-fumadores.
9. Com o dinheiro que poupar no tabaco, ofereça-se uma prenda que deseje há muito tempo.
10. 

Se não conseguir à primeira, nada está perdido

. A recaída faz parte do processo de mudança. Marque uma nova data e volte a tentar.